sábado, 14 de novembro de 2009

Plugados no mundo tecnológico

Uma mão no teclado do computador, a outra no celular. Um olho de canto na televisão ligada e o outro no que está digitando no MSN. Se a mãe perguntar alguma coisa nesse exato momento, o máximo que ela vai ouvir será um "aham". Este é o típico jovem multimídia, ligado em tudo ao mesmo tempo e, ainda assim, sem prestar atenção em nada do que está fazendo.

Veja em qual dessas gerações você se enquadra?

Geração Y
A chamada geração Y é formada por jovens adultos nascidos entre os anos 1978 e 1988. São consideradas pessoas dinâmicas, antenadas, inquietas e muitas vezes impacientes, que cresceram jogando videogame e acessando a internet. Dentre os mais de 2,9 milhões de links relacionados à Geração Y listados no Google, um deles define este grupo como jovens que trabalham melhor em equipe e que procuram empregos que ofereçam flexibilidade de horário e planos de carreira, querendo reconhecimento e promoções o mais cedo possível.

Geração C
Essa galera que já nasceu "online" foi denominada Geração C, que vem de conteúdo, de conectada. É um grupo que não conheceu o mundo sem internet, iPod, câmeras digitais, que escolhe o que quer assitir no YouTube e baixa suas músicas preferidas ao invés de comprar o CD na loja. Os "C" não se contentam apenas em assistir ao noticiário ou ler o jornal, eles querem compartilhar, criar e criticar. Para isso, contam com ferramentas aliadas, como blogs, microblogs, fotologs e redes sociais (Facebook, Orkut e afins).

Trecho extraído de reportagem extraído do Jornal Vale dos Sinos, em 12 de novembro de 2009.

Podemos refletir muito sobre as colocações acima enquanto educadores. Pois nos deparamos com diferentes gerações, de diferentes realidades, que trazem uma vivência tecnológica bastante diferenciada da nossa.
Temos a grande responsabilidade de contribuir para a construção do conhecimento de cada aluno, visando seus interesses, valores, bem como sua forma de interagir com o mundo.
Saliento que precisamos cada vez mais nos interar com as novas tecnologias, pois os alunos de hoje serão os cidadãos adultos de um futuro próximo, que levarão consigo muitas das vivências escolares refletidas em suas atitudes, e que sejam prioritariamente positivas!

Postado por Márcia Regina da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário