quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Professor da Cibercultura

    " O professor da cibercultura desconstrói paradigmas, abandona o estilo transmissivo e converte-se no profissional que vai traçar as estratégias cognitivas para cada grupo de alunos. Em um processo contínuo de reflexão na ação, e apropriando-se das tecnologias como novos ambientes de aprendizagem, ele é uma espécie de arquiteto do conhecimento: elabora e testa hipóteses sobre as melhores formas de construção da árvore de competências, conteúdos e habilidades de cada aluno; indica caminhos, propõe desafios e metas, desenha os mapas de navegação da mente.
    Na orientação da aprendizagem de grupos, o professor reinventa as muitas maneiras de aprender e transforma a sala de aula-mesmo quando não dispõe de tecnologias-em um ambiente interativo e dinâmico. Mobiliza a inteligência coletiva e, através dela, envolve cada pessoa em processos de construção cooperativa, na polifonia de uma rede que acolhe e ampara, distribui e abastece, comunica e entrelaça.
Trecho retirado da Revista Pátio, Ano XIII nº 50 Maio/Jul 2009, p.52.
   Postado por Luciana Gorski do Carmo em 18/11/09.
 

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