quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Do ensino informatizado para o ensino à distância

Pensando numa escola totalmente informatizada, penso uma sala de aula sem a lousa, sem o caderno, onde a professora usa os recursos tecnológicos, a voz, a experiência e o compromisso com o ensino e com a aprendizagem. As crianças, por sua vez, cada uma com um computador, não o delas, senão um computador escolar, em rede, onde elas trabalham em programas de modo que possam, em casa, dar continuidade com o trabalho em seu computador.
Num pensamento utópico, o método atual de ensino é passar de matemática para português, da história para a geografia, etc., no futuro próximo passarão do blog para twitter, do SMS para Orkut, do vídeo conferência para youtube, etc.
Num contexto tal, qual será o papel do professor? Que tipo de professor requer: humanista, desenvolvimentista, comportamentalista, etc.?
Sendo assim no ensino fundamental e médio, como não será nas universidades. Será que haverá necessidade de termos ainda espaços físicos para aprender e sermos avaliados? Não será o ensino e aprendizagem somente pelo EaD (à Distância)?
Do mesmo modo como eu não tenho nenhuma resposta para estas e outras perguntas, se bem que suspeito, tenhamos mais perguntas e perguntas inteligentes como investigação, especulação em busca de respostas ou ainda, em busca de novas perguntas.
Postado por Gabriel Schuh

Um comentário:

  1. Colegas! O blog de vocês está muito bem elaborado com textos, vídeos e comentários, apresenta com clareza as dúvidas e certezas de vocês. Parabéns!
    (Postado por Sabrina Bastos)

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