quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Como o trabalho em sala de aula será totalmente informatizado?

Estamos desenvolvendo um projeto de aprendizagem oportunizando aos leitores novas formas de ensinar e aprender, além de quebrar paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos nas escolas. Buscamos também responder algumas "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", que encontram-se enredados na construção da Aprendizagem, pelos nós da desenformação.
Postado por Maria das Dores às 19:58 do dia 18/10/09.

OBJETIVO

Este projeto tem por objetivo uma reflexão quanto às aprendizagens individuais e coletivas que o aluno constrói no cotidiano escolar, frente à tecnologia informatizada. A aprendizagem não basea-se simplesmente em ouvir as colocações do professor, mas sim ter uma atitude de ação diante dos desafios escolares, no sentido de ser autor deste processo. Outro aspecto que é relevante refletirmos diz respeito ao estímulo que o aluno recebe para que mantenha uma relação criativa e interativa com os recursos tecnológicos, para que construa o seu conhecimento de forma significativa.
Postado por Márcia Regina da Silva.

JUSTIFICATIVA

Um dos desafios que os professores precisam enfrentar hoje em dia é a concorrência com os meios de comunicação. Os professores relatam o esforço em tentar filtrar, junto aos alunos, as informações que chegam até eles através das novas tecnologias e que podem ser aproveitadas. O mundo está mudando a uma velocidade muito grande. Os alunos têm acesso às novas tecnologias e isso faz com que o professor tenha que rever muitas coisas. Antes tínhamos um professor que era o principal caminho para o acesso ao conhecimento e à informação. Hoje não é mais assim. Apesar da quantidade de informação adquirida por crianças e adolescentes em idade escolar, isso nem sempre se transforma em um produto relevante para a vida. Está aí o papel fundamental do professor: ser orientador das relações que os alunos estabelecem entre o que conhecem e as novas informações transformando-as em conhecimento. Precisamos repensar nossa prática docente em relação às novas tecnologias. Será que estamos preparados para dar conta da demanda existente? Como poderemos substituir os recursos tradicionais da sala de aula pelas novas tecnologias? Quais são os nossos objetivos?
Como diz Schlemmer em seu texto: “O trabalho do professor e as novas tecnologias”, p.40:
“Mais do que nos adaptarmos às Tds, é necessário que sejamos protagonizadores, autores dessa realidade. Para isso, é fundamental que saibamos nos movimentar nesses novos espaços puramente relacionais e nessa nova temporalidade “esticada”, multissíncrona, na qual é necessário aprender a administrar o tempo.”

A nossa temática procura descobrir como o trabalho em sala de aula será totalmente informatizado. Optamos por desenvolver um projeto de aprendizagem onde iremos auxiliar o professor no processo de ensino digital.
Postado por Luciana Gorski do Carmo.

Tendo proposto refletirmos sobre a influência da tecnologia na aprendizagem individual e coletiva dos alunos em nosso dia, considerado, de modo particular, o desafio do professor tradicional que, inevitavelmente, enfrenta concorrência com o potencial digital. Tendo presente, ainda, que o professor não é mais o principal acesso à informação do aluno ele deve repensar a sua prática docente a fim de que seja o protagonista desta inovação. Perguntamo-nos, portanto, podemos substituir os recursos tradicionais da sala de aula pelas novas tecnologias?

Se considerarmos o uso dos recursos tecnológicos anteriores à era digital em sala de aula, com já foi apresentado acima, podemos nos perguntar: ‘Será diferente com a atual tecnologia digital de informação? Deverão surgir outros recursos mais inovadores para começarmos a usar o que temos à nossa disposição hoje?
Preocupa-nos muito o fato de que a grande maioria dos futuros professores continue sendo formados no estilo tradicional enquanto que as crianças das Escolas Infantis já estejam usando – até dominando- os recursos digitais.
Voltando à pergunta principal, ‘Como o trabalho em sala de aula será totalmente informatizado?’ precisamos dizer que ainda não temos a resposta, mas, a fim de respondê-la necessitamos formular outras questões, pode, no entanto, uma sala de aula ser totalmente informatizada? Sim! Basta equipar-la com um note book em rede para cada aluno, um data show, inúmeros programa e jogos, etc. Pode, por outro lado, e esta é a questão fundamental, o ensino e a aprendizagem em sala de aula ser totalmente informatizado?
De acordo a nossa pesquisa de campo, as nossas escolas não estão em condições de infraestrutura para implementar tal recurso, além do mais, ainda não sabemos como trabalhar adequada e eficazmente estes recursos em sala de aula. Por outro lado, o que existe e está dando certo são os cursos à distância, chamados de EaD. Por quê? Porque, como o recurso digital é virtual, ele encontra o seu ‘espaço’ no virtual. Quanto à virtualidade, referimo-nos aos recursos, mas não ao ensino e aprendizagem que, em geral, é mais eficiente.
Concluímos, portanto, que a tecnologia digital é tão veloz e sutil que não se deixa – não conseguimos – prender num espaço físico, isto é, em uma sala de aula. Muito menos com professores adversos a ela. A esperança está nos alunos, os únicos que ainda não formam contaminados pela escola tradicional, portanto, abertas e desejosas ao novo.

Postado por Gabriel Schuh em 21/10/2009.

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