quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O uso do computador

    A participação do computador dentro das salas de aula, pode ser visto como um mundo muito novo, onde conceitos podem ser ensinados aos alunos de formas nunca antes imaginadas através de sistemas audiovisuais, utilizando-se de sons e imagens, transformando assim a sala de aula em um laboratório virtual.
   A partir deste novo contexto de ensino - aprendizagem, tanto o aluno quanto o professor obtém resultados positivos; o aluno através da diversidade, da dinâmica de exploração das informações e do intercâmbio de informações e ideias com outros alunos de outras escolas e outras culturas e, já o professor através da possibilidade de reciclagem de conhecimentos, ampliação de conceitos e de sua didática.
   Observa-se que, o uso da tecnologia pode contribuir para ajudar e viabilizar o ensino, criando novas possibilidades principalmente como apoio pedagógico e em cursos de Educação à Distância.
   A internet é uma ferramenta pedagógica que facilita a comunicação e a troca de opiniões entre todos em geral; aproximando as pessoas, geograficamente distantes, no mundo, sem distinção de credo, raça ou ideologia com o objetivo primeiro de discussão para o crescimento em conjunto.
Retirado de www.pgie.ufrgs.br/usodocomputador.html
    Achei interessante este texto pois retrata o meu pensar em relação às novas tecnologias adentrando o ambiente escolar. Trabalho em escola pública há oito anos, e diante de tudo isso o maior impedimento para o ensino informatizado nas escolas, em minha opinião é a questão financeira, falta de recursos e carência de formação específica na área para os professores. Esta cadeira está abrindo horizontes e trazendo motivações novas para nós, profissionais da área, para inovarmos nossa prática pedagógica utilizando as TDs.

Postado por Luciana Gorski do Carmo em 21/10/09.

3 comentários:

  1. A apresentação da proposta pelo grupo compreendeu um tema muito presente na educação e que nos traz uma série de reflexões e questionamentos sobre a prática escolar. A cada postagem, vem-se afirmando a problemática e colocando presente o papel do professor como mediador das relações com o conhecimento e com a era da informação. A justificativa é pertinente a temática abordada, faz uma reflexão importante quanto ao uso da tecnologia no dia-a-dia em sala de aula, não somente como forma de passatempo, mas de descobertas e questionamentos, onde haja interação entre aluno X aluno X professor.
    Percebemos que falta posicionamento pessoal a partir das postagens ( citações), para afirmar a produção individual de cada colega.
    A partir destes critérios definimos:
    Maria das Dores Da Silva = 5,0
    Mara Rejane Thomas = 5,0
    Marcia Regina da Silva = 5,0
    Gabriel Schuh = 5,0
    Luciana Gorski do Carmo = 5,0
    Janaína da Silva Cunha = 5,0

    ResponderExcluir
  2. Olá!Acho fundamental o uso computador na sala de aula pois acho que estamos vuvendo uma era da tecnologia, por isso acho fundamental que os meios tecnológicos estejam presentes em sala de aula e no dia a dia das demais pessoas que não frequentam a sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Oi, também acho fundamental o uso do computador, nas salas de aula desde as séries iniciais.
    Me vejo como exemplo, se eu tivesse acesso ao computador desde cedo hoje eu não estaria tão perdida, hoje eu preciso dele, hoje estou sendo obrigada a usar ele, está sendo bem complicado por falta de informação ou por falta de fussar nele, sendo assim quando se tem instruções desde cedo para o futuro não será tão complicado, porque pelo menos a noção vai ter.

    ResponderExcluir