sexta-feira, 18 de setembro de 2009

APRESENTAÇÃO

Este blog está sendo desenvolvido por um grupo de alunas(os) matriculadas na Atividade Acadêmica Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, essa disciplia é ministrada por Eliane Schlemmer e Suzana Cini Freitas Nicolodi, o nosso objetivo principal é ajudar os professores na busca de uma sala de aula informatizada. A nossa temática procura descobrir,"Como o trabalho do professor será totalmente informatizado"?, optamos por desenvolver um projeto de aprendizagem onde iremos auxiliar o professor no processo de ensino digital.

O grupo de pesquisa tem como participantes: Maria das Dores da Silva, Mara Rejane Thomas, Marcia Regina da Silva, Gabriel Schuh, Luciana Gorski do Carmo, Janaina da Silva Cunha... e todos que desejarem nos seguir!

Se você é professor e conhece algum recurso, que possa auxiliar no desenvolvimento das práticas pedagógicas para informatização na sala de aula? deseja compartilhar experiências? achou a nossa temática de pesquisa interessante ou importante ? sejam bem-vindos!!!
Compartilhem opinões e sugestões sobre essa temática no nosso blog, pois todas as contribuições serão bem-vindas.


Queridos colegas.

Encontrei uma idéia bastante interessante para o nosso projeto de pesquisa, por isso gostaria de compartilhar com vocês.

Essa idéia foi extraída do texto: Formação de professores para uso das novas tecnologias de comunicação e informação. Marimar M. Stahl (1997).
"Os professores precisam entender que a entrada da sociedade na era da informação exige habilidades que não têm sido desenvolvidas na escola, e que a capacidade das novas tecnologias de propiciar aquisição de conhecimento individual e independente, implica num currículo mais flexível, desafia o currículo tradicional e a filosofia educacional predominante, e depende deles a condução das mudanças necessárias".

Boas Leituras!
Postado por Maria das Dores

2 comentários:

  1. " A mudança na forma de organizar o currículo e nas práticas pedagógicas representam uma ruptura paradigmática, que se não estiver na essência do sujeito, não se efetiva enquanto inovação, tornando-se apenas discurso ou representando somente uma novidade" (TREIN, p.10, 2008).
    Concordo com a autora quando diz que se a mudança não brotar em nosso interior, ela não passará de uma novidade.
    Devemos nos conscientizar que as tecnologias estão aí, fazendo parte de nossas vidas em todas as áreas, e vivermos realmente este fato notório.
    Nós, professores, devemos (re)pensar nossa metodologia e proporcionar novos métodos de aprendizagem virtual. Para que isto aconteça é preciso que estudemos também, tenhamos momentos de formação continuada nesta área para podermos trabalhar com nossos alunos.
    É certo que a rede de computadores está lotada de informações, mas o conhecimento depende da interação dos sujeitos, daquilo que ele relaciona entre o que conhece e a novidade a que tem acesso.
    Penso que a maioria dos professores têm medo do "novo". Temem deixar de lado o que julgam ser seguro e eficaz para a aprendizagem, porém as tecnologias desenvolvem tanto mais habilidades quanto as velhas práticas como: autonomia, cooperação, respeito, solidariedade, coordenação motora, informações (conteúdos) de toda natureza.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,
    lembrem que grupos com mais de quatro participantes devem eleger duas tecnologias para desenvolver seu projeto, além do blog, qual é a outra?
    Aguardo retorno, Suzana

    ResponderExcluir